You are currently viewing A fé à Luz da Bíblia

A fé à Luz da Bíblia

  • Post author:
  • Post category:Devocional

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.

Habacuque 2:4
Pr. Calebi Almeida

A palavra fé em sua definição mais simples e objetiva nada mais é do que crer, acreditar, confiar, esperar e fidelidade também interpretada como fé no antigo testamento. Embora as pessoas possam acreditar em outras coisas vamos falar da fé em Deus, nossa crença e esperança na salvação em Cristo Jesus e o resultado da fé.

Viver pela fé é um desafio diário. Nossa natureza humana está acostumada a conhecer, decidir e viver através dos sentidos. Fazer estas coisas sem a participação das emoções, dos sentimentos, da visão e da audição é contrário ao que somos, porém após expulsos do Paraíso passamos a nos relacionar com um Deus a quem não vemos, não ouvimos e não tocamos acreditando e confiando (FÉ) tão somente através do registro de sua autorrevelação, a qual nós chamamos de Bíblia.

A compulsão de procurar ver e ouvir a Deus tem levado muitos ao misticismo crédulo e a falta de ver, sentir e experimentar a Deus tem levado outros ao ceticismo. Mas, o justo viverá pela fé.

Fé em Deus

Pode parecer que não e até impossível, mas muitos crentes ainda não têm uma fé firme em Deus. Fé que Ele é criador e mantenedor do universo, onipotente, onisciente e onipresente, Santo, justo e fiel, fé no plano de salvação criado pelo  próprio Deus antes da fundação do mundo e nestas afirmações sobre Deus está a base da fé.

A bíblia em seus 3 primeiros capítulos de Gênesis nos deixa muito claro que Deus é Todo Poderoso e ainda vemos os últimos 5 salmos nos convidando a adorar/louvar a Deus por causa de sua Grandeza. Fé em Deus a luz da Bíblia não é somente orar no momento de aflição ou dor, fé em Deus é sobre tudo ser fiel a Ele em obediência e louvor constantes porque Ele é Deus criador de tudo o que vemos e conhecemos.

Fé na salvação em Cristo

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; Efésios 2.8. A salvação está ao alcance de todos e não existe salvação de outra maneira, pagar penitência, fazer sacrifícios ou “sacramentos” da igreja não salvam ninguém. Jesus morreu morte de cruz para perdoar nossos pecados basta crermos de coração e seremos salvos e justificados (Rm 1.16-17).

Se você um dia creu em Jesus como seu único e suficiente salvador confessando e se arrependendo dos seus pecados vivendo uma novidade de vida em Cristo então você está perdoado tão somente creia e perdoe-se também a sua vida sem Cristo agora é passado.

Qual o resultado da fé?

Primeiramente relacionamento com Deus (Hebreus 11.6). É impossível ter um relacionamento com Deus sem fé Nele, relacionamento este que sei bem meu papel de filho obediente e adorador do único Deus verdadeiro (salmo 115). A fé também produz obras (Tiago 2.17). Realizar obras como parte da salvação ou penitencia pelo pecado é um grande equivoco, mas não realizar boas obras pelos mesmos motivos, isto é, porque salvação e perdão não dependem delas é um grande pecado (Tiago 4.17), pois a fé verdadeira resulta em boas obras como consequência do meu relacionamento e obediência a Deus. Por fim a fé produz paz (João 14.27) – saber que Deus cuida de nós todos os dias nas tempestades da vida e que temos a vida eterna com Ele é motivo de grande paz no coração (2 Coríntios 4.7-18)

Portanto, viver pela fé de forma consciente à luz da Bíblia é ser fiel a Deus em todo o tempo sabendo que independente das circunstancias Deus está no controle de tudo.