Adolescentes, a força desta geração

Adolescentes, a força desta geração

  • Post author:
  • Post category:Devocional
Pr. Robson Castro
Pr. Robson Castro

Historicamente, as pessoas têm o hábito de subestimar a capacidade dos adolescentes em realizar algo grandioso, mas uma das coisas que me surpreende na Bíblia é que muitas histórias que ela registra é sobre adolescentes; meninos e meninas que foram importantes para que o poder de Deus fosse revelado. Estamos vendo uma geração de adolescentes que se tornam referências em diversas áreas e se destacam em ambientes até então dominado por adultos.

Mas com a falta de credibilidade, a pergunta que todo adolescente faz é: SERÁ QUE POSSO FAZER A DIFERENÇA NESTE TEMPO? A resposta que quero te encorajar adolescente Batista, a gritar para o mundo é: EM CRISTO, EU POSSO!

EM CRISTO EU POSSO SER OUSADO (2Rs 5:2,3)

A maioria das pessoas já ouviram a história sobre a cura de Naamã, mas ninguém sabe o nome daquela menina que teve ousadia para apresentar o Deus de Israel à família dele. Adolescentes são ousados e conseguem fazer com autenticidade coisas que os adultos perderam a capacidade, por estarem preocupados com a repercussão daquela ação. A ousadia em testemunhar sobre o poder de Deus é a marca dos valentes.

”Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir a mulher de Naamã. Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”.

2 Reis 5:2-3

EM CRISTO EU POSSO SER GENEROSO (João 6:9)

Um dos milagres mais conhecidos na Bíblia aconteceu porque um menino foi generoso e doou seu alimento para que a multidão fosse abençoada. O egoísmo nos impede de compartilhar nossos recursos para abençoar outra pessoa, mas tenho visto adolescentes que abrem mão de suas coisas para que um irmão mais velho, seus pais ou mesmo um estranho possa ter recursos para algo importante. A generosidade é uma poderosa semente para transformar realidades à nossa volta.

“Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”

João 6:9

EM CRISTO EU POSSO SER VOZ PROFÉTICA (1Sm 3:19)

Samuel era “só um menino” mas foi através dele que o Senhor trouxe uma mudança no cenário profético em Israel. Os filhos de Eli haviam se afastado de Deus e eles tinham consciência disso; Eli, o pai, não teve autoridade para repreender o erro dos filhos, mas o pré-adolescente Samuel foi o instrumento que Deus usou para proclamar juízo naquele momento. Deus fez de Samuel a voz profética e deseja fazer o mesmo hoje, basta você se colocar como alguém disponível a ouvir a voz d’Ele.

”Enquanto Samuel crescia, o Senhor estava com ele e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem”.

1 Samuel 3:19

Minha oração é que você e os nossos adolescentes sejam ousados para viverem em generosidade, compartilhando o poder de Deus, sendo voz profética para esta geração!

Robson Scheidegger de Castro
Igreja Batista Novo Estado