Amor que Reina

Amor que Reina

“A FÉ que move o mundo!” – Foi com que esse tema que o Projeto Missionário Pés no Arado, da Juventude Batista Brasileira (JBB), em 2019, fora realizado em Rondônia. Naquela oportunidade que tivemos de receber  o Projeto, através da JUBARO, tivemos jovens colaborando no planejamento, recepção,  coordenação nas igrejas locais e, principalmente, com jovens que atuavam diretamente na seara, como missionários. Esse Projeto despertou em nossos jovens a ideia de que uma experiência como aquela vivenciada aqui, deveria continuar, a fim de levar o amor, o carinho, a compreensão, o ouvir, e claro, apresentar a Cristo àqueles que não conhecem verdadeiramente a Jesus Cristo.

E assim, inspirado no Pés no Arado, surgiu a ideia de continuarmos, mas agora  com Projeto local, observando nossas necessidades, comunidades, peculiaridades e outras características de nosso estado e região.

Cientes do que queríamos e do momento que estávamos vivendo como juventude, sabíamos que chegada era nossa ora, que:

AGORA ERA A NOSSA VEZ!

“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já venceste o maligno”.

1 João 2:14b

Os dias que antecederam, foram dias de muita oração, clamor, louvor e entrega até chegarmos no tão sonhado dia do Projeto Amor que Reina. Com muita fé e certos de que o Senhor abriria as portas e encaminharia aqueles jovens que fossem da vontade d’Ele participarem. Nos preparamos com tudo que tínhamos do melhor para fazermos dessa primeira edição do Amor que Reina, algo digno do Senhor. Que responsabilidade!!! Com o Amor que Reina pude testemunhar, ver, participar e presenciar momentos incríveis:

OUSADIA

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

2 Timóteo 1:7

É incrível o quanto o SENHOR abençoa, abre as portas, permite que tudo se encaminhe para que a Palavra do Senhor seja proferida aos quatro cantos. Verdadeiros milagres aconteceram para que o Amor que Reina pudesse ser realizado. Vi jovens ousarem no planejamento, na Fé, na utilização da palavra de Deus e na oração, pessoas foram despertadas, seja para trabalharem na seara, seja para constarem o que de fato ocorria. Jovem, nossas palavras e ações devem despertar o desejo das pessoas a estarem com Cristo, a servirem a Cristo, e quando isso não for possível que nossas ações sejam para que pessoas ao menos reflitam sobre o porque de fazermos isto, que vejam Cristo através de nossas ações.

OBRA DO SENHOR/AMAR À IGREJA 

Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…

Gênesis 1:26

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

2 Coríntios 5:20

Gênesis nos mostra que somos a imagem e semelhança de Cristo, 2 Coríntios percebemos que somos seus representantes aqui nesta terra na qual somos estrangeiros.

Se somos a imagem e a semelhança de Deus, agir  de forma a espalhar seu amor é o que devemos. Se somos seus representantes nossas ações devem ser voltadas a imitarem as ações de Cristo.

Os 35 jovens, participantes do Projeto Amor que Reina, foram distribuídos em Igrejas estratégicas e com peculiaridades próprias em 4 locais distintos:

  • PIB Candeias do Jamari
  • Congregação Cujubim Grande (Zona Rural – Ribeirinha)
  • PIB Nova Mamoré
  • PIB Distrito Vista Alegre do Abunã.

Em cada igreja com suas características e com os jovens que lá estavam alocados, formava-se uma família, certamente laços com pessoas da igreja, até então desconhecidas, foram formados, quiçá laços até mesmo com a comunidade, e não é isso que Jesus Cristo fazia em sua caminhada? Não importava de quem se tratava, podia ser cobrador de impostos, coxo, viúva ou doente, o Senhor se aproximava conversava e ali se estabelecia um contato, que costumeiramente culminava com milagres para aquelas pessoas. Jesus Cristo pregava o amor fazia o bem, ser à sua imagem e seu representante aqui na terra nos obriga sermos seus imitadores, por que para mim o viver é Cristo e morrer é lucro!! Passagens como esta devem ressignificar nossas ações e a maneira como tratamos e agimos para com nosso próximo!

AMAR AO PRÓXIMO

Ama ao teu próximo como a ti mesmo!

Mateus 22:39

E o Amor que Reina nos proporcionou situações em que pudéssemos, literalmente, agir desta forma. Vi jovens se identificarem com a comunidade, desde jogar bolas com as crianças a  uma simples conversa com os idosos, vi jovens trabalhando voluntariamente limpando e lavando pelo simples ato ofertar o seu melhor sem nada em troca, vi jovens compartilharem o bem e demonstrar o amor de Cristo, vi talentos despontaram, vi lideranças surgiram, vi timidez serem quebradas, vi igrejas no início tímida e no final aos prantos (de felicidade), vi relacionamento entre igrejas serem revitalizados, vi irmãos confraternizando e participando das atividades, todos como uma verdadeira família. Nossa!!! E é assim que deve ser, que façamos tudo isso o nosso normal por amor ao próximo!!

Por fim, o Amor que Reina me ensinou a não desprezar os pequenos começos Zc 4:10b, e que aquele sonho ainda que pequeno, em seu início, quando entregue nas mãos do Senhor, dispensadas meses de oração e clamor, dias de planejamento, dias de preparação, uma fé ousada no Senhor, na certeza e convicção da realização do Projeto para honra e glória do nome do Senhor Jesus Cristo me proporcionou a maior experiência evangelística/social/missionária/amor as pessoas que já tive na vida!!!

Portanto, sejam ousados na fé, exerçam  a obra do Senhor e Ame ao próximo!!

Saulo Sampaio Macedo
Presidente da JUBANORTE


Para conhecer mais sobre o projeto Amor que Reina, acesse o site: https://www.jubanortero.com/projeto-amor-que-reina