You are currently viewing As Ovelhas e o Seu Pastor

As Ovelhas e o Seu Pastor

  • Post author:
  • Post category:Devocional
Pr. Wendley Soares
PIB de Ariquemes

As ovelhas são sensíveis, exigem por parte de seu pastor um cuidado intenso, com a necessidade de se estar sempre por perto. Elas não têm os sentidos aguçados como outros animais, sua audição é baixa, o olfato reduzido, sua visão é também inferior a outros ovinos, por isso o entendimento de que precisa haver uma proximidade do pastor, onde será dispensado proteção, abrigo, orientação, mostrando onde elas devem andar e se alimentar.

No entanto sua memória é de grande capacidade, e essa proximidade gera o conhecimento de seu pastor, onde elas passam a entender e atender aos seus chamados, pois conhecem sua voz e a seguem.

Jesus, perfeitamente, faz esta analogia onde somos as ovelhas e Ele o Pastor por excelência, dispensando a nós todo o cuidado que necessitamos.  Mas, e quando nós como ovelhas, negligenciamos o “ouvir” e o “seguir” à voz do nosso Pastor? Quais são os perigos que estaremos correndo e os riscos que enfrentaremos se assim o fizermos?     

Ouvir e seguir

Deus não mudou! Existe um clamor por parte Dele para que não deixemos de ouvir e seguir sua voz. Desde o Jardim do Édem, até as cartas destinadas às Sete Igreja da Ásia, vemos em grande destaque a necessidade de se ouvir e seguir a voz do Pastor.

É muito importante, como ovelhas que somos, o entendendimento de que a ênfase com relação à voz do Pastor não se limita ao ouvir somente, mas o ouvir e seguir sua voz.

Somos exortados a não nos tornarmos meros ouvintes.

 “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.”

Tiago 1:22

A ovelha que diante do pastor ouve mas não o segue, colocando em prática os seus conselhos, se torna uma presa fácil a ser dominada por outras vozes.

Jesus, o Bom Pastor, diante da realidade da vida nos ensina que passaríamos sim por aflições diversas, mas ouvindo e seguindo seus conselhos não perderíamos a paz e nem o ânimo.

Pare e pense um pouco comigo o quão tenebroso e sombrio pode ser o coração do homem que perde a paz se tornando alguém sem ânimo diante dos desafios que a vida nos trás, não é algo perturbador?

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

João 16:33

Ou então “construir”, investindo seu tempo, força e empenho, colocando sua esperança e sonhos nesta construção, deixando até mesmo de estar junto em momentos importantes na vida daqueles a quem ama, e de repente surge uma tempestade (realidade da vida), e por estar tão focado em sua construção se esquece de dar ouvidos a voz do pastor e não a segue, andando por seus próprios caminhos.

E a construção? Foi grande a sua queda!

“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”

Mateus 7:26-27

Infelizmente muitas ovelhas estão dispersas, perdidas, machucadas, com sede e fome, estão tomando a decisão errado, a postura incorreta diante do seu Pastor.

Nós, ovelhas, não podemos nos enganar, nossa posição diante do Pastor precisa ser a de ouvir e seguir, ação e reação. As ovelhas não podem tomar por base de suas vidas o que é perecível, passageiro, mas sim a voz do Supremo Pastor e seus conselhos eternos.

O Bom Pastor, Jesus, entregou sua vida por nós, e como ovelhas que somos, qual tem sido nossa resposta a tão grande demonstração de amor?

Podemos dizer que somos conhecidos por Ele? Podemos dizer que conhecemos nosso Pastor? Em meio a tantas outras vozes você e eu estamos conseguindo identificar a voz do nosso Pastor Jesus Cristo?

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. … “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. … Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”

João 10:11, 14-15, 17-18

Meus queridos, minha oração sempre será para que nunca percamos o entendimento de que Jesus é o nosso Supremo Pastor e o ouvir e seguir sua voz é a resposta que daremos a Ele, o ouvir e seguir sua voz proporcionará em nossos corações a paz verdadeira, construiremos sobre a rocha e não sobre a areia, as tempestades desta vida não serão mais fortes do que a proteção que nosso Pastor tem para nós.

Ao ouvirmos e seguirmos a voz de Jesus seremos tirados da lama e colocados em um lugar seguro, firmados sobre Ele que é a nossa Rocha.

“Depositei toda a minha esperança no SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.”

Salmo 40:1-2

Que Deus abençoe grandemente sua vida, e não se esqueça: somos ovelhas do Supremo Pastor Jesus Cristo!