Você está visualizando atualmente Dia Batista de Ações Social

Dia Batista de Ações Social

Pr. Sérgio Condack
Igreja Batista BNH (JPR)
Docente SEBAC

O Dia Batista de Ação Social, comemorado no primeiro domingo dos meses de maio, foi criado em 1995, na 76ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em São Luis/MA. O objetivo de um dia especial para ação social é despertar a consciência quanto à responsabilidade social dos servos de Jesus Cristo e Igrejas Batistas, cumprindo o grande mandamento de “Amar a Deus de todo coração e ao próximo como a si mesmo” (Mt 22:36-40).

Como cristãos, somos advertidos pela Palavra de Deus, que pecamos (I Jo 3:4), quando deixamos de fazer o bem, estando em nosso alcance fazê-lo, dizendo: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1 João 3:17,18).

Como vemos, não há como sermos obedientes a Palavra de Deus, considerando-nos um discípulo fiel de Jesus, se ignoramos os sofrimentos alheios. Esses cuidados para com nosso próximo que, como cristãos nos é imposto, deve ser vivenciado na dimensão pessoal e comunitária como igreja Batista local. 

 Se nós como povo de Deus batistas, fundamentamos nossa fé nos ensinos de Jesus e seus apóstolos, o mais natural seria que nossas igrejas estivessem envolvidas intensamente com ação social. Mas será que essa é a nossa realidade? Sabemos que não! É certo que há muitas igrejas que lutam “Pelos direitos do órfão e defendem a causa da viúva” (Is 1:17) e que envolvem seus recursos financeiros e humanos no cuidado dos mais frágeis, cumprindo o que nos ensinou Jesus: “Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9.12). Mas, há muitos que, simplesmente, ignoram os ensinos do Mestre.

Interessante que, como denominação cristã, até em nosso Hinário do Culto Cristão – HCC, somos instruídos e desafiados no hino 552, a cumprirmos esse ensino cristão dos cuidados para com nosso próximo. Observe bem a letra desse cântico:

Que estou fazendo se sou cristão? Se Cristo deu-me total perdão? Há muitos pobres sem lar, sem pão. Há muitas vidas sem salvação. Meu Cristo veio pra nos remir: o homem todo, sem dividir. Não só a alma do mal salvar, também o corpo ressuscitar.

Há muita fome no país, há tanta gente que é infeliz! Há criancinhas que vão morrer, há tantos velhos a padecer! Milhões não sabem como escrever, milhões de olhos não sabem ler, nas trevas vivem sem perceber que são escravos de outro ser.

Que estou fazendo se sou cristão? Se Cristo deu-me total perdão? Há muitos pobres sem lar, sem pão. Há muitas vidas sem salvação. Aos poderosos eu vou pregar, aos homens ricos vou proclamar que a injustiça é contra Deus e a vil miséria insulta os céus.

Destacamos alguns objetivos pelos quais cremos ser importante da celebração do dia de ação social:

  • Criar oportunidade para se falar no assunto Ação Social.
  • Apresentar a Ação Social que a Igreja realiza.
  • Honrar aos que se dedicam nas ações.
  • Ampliar as ações que a Igreja realiza como forma de testemunho cristão.
  • Despertar os membros da Igreja para a necessidade de engajamento na obra.
  • Incentivar líderes e a capacitação dos tais.
  • Desenvolver uma Ação Social relevante para Igreja e para a comunidade.
  • Promover a compreensão quanto à amplitude do Evangelho de Jesus Cristo que se preocupa com o ser humano em sua totalidade.
  • Desafiar os crentes a se sentirem responsáveis pela utilização dos seus dons, talentos, capacidades, tempo e recursos, que lhes foram dados por Deus no serviço ao próximo.
  • Mobilizar e incentivar a Igreja a desenvolver e/ou dinamizar o programa de ação social.

Sendo assim, qual deve ser a nossa postura como servos do Deus altíssimos frente aos desafios sociais deste tempo, em nossa comunidade?

Fontes:

http://senhorinhaglb.blogspot.com/2010/05/aplicando-se-as-boas-obras.html
Jornal Batista Edição 18 de 03 de maio de 2015
Portal Batista.