Você está visualizando atualmente Dia do Homem Batista

Dia do Homem Batista

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos

Se comemora, no primeiro domingo de junho, o Dia do Homem Batista. Mas, afinal, o que é ser um homem batista? Cremos que o fundamento de um homem batista, é Cristo. Os pilares que estão sobre este fundamento sólido são:

  • Integridade,
  • Responsabilidade familiar e social
  • Compromisso com a obra de Cristo dentro e fora de sua igreja
  • Convicção de fé em Cristo Jesus. 

Os homens batistas, ou União Missionária de Homens Batistas do Brasil, que traz sua nomenclatura (UMHBB), foi criada em 1978 e tem a proposta de agrupar os homens de todas as Igrejas Batistas do Brasil. Diante de tão bravos homens comprometidos com o Evangelho de Jesus Cristo, cabe a pergunta: como ter a maturidade de um homem de Deus? 

O Apóstolo Paulo faz uma ênfase ao menino que passou por um processo de amadurecimento até chegar a ser homem.

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” 

1 Coríntios 13:11

A grande característica dos homens batistas é a busca pela maturidade e o crescimento espiritual para poder governar bem sua vida, família, administrar a obra do Senhor e ser padrão social. 

O Profeta Ezequiel fala de um rio crescente, que aponta para a maturidade. Inicialmente as águas corriam pelo limiar do templo, depois estavam nos tornozelos, depois nos joelhos, depois na cintura e por fim, não dava pé, eram Águas Profundas (cf. Ezequiel 47.1-9). Creio que existam cinco níveis de maturidade para homem Deus.

O primeiro nível é do bebê em Cristo

Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças (Nephios) em Cristo.

1 Coríntios 3:1 (cf. Galátas 4:1 e Hebreus 5:13)

Nesses textos, a palavra grega para criança Nephios, de acordo com Léxico de Strong, é imaturo, carnais, inexperientes. Se alimentam de leite porque são bebês! Um homem de Deus precisa nascer em Cristo, mas precisa continuar no processo de amadurecimento espiritual. Infelizmente alguns se acomodam e continuam a ser um bebê na fé. É tempo de crescimento, sair das águas rasas e amadurecer.

O segundo nível é de crianças em Cristo

Irmãos, não sejais meninos (nepiazo) no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.

1 Coríntios 14:20

O Léxico de Strong define o termo nepiazo como uma criança infantil. Neste nível as águas estão nos tornozelos (Ez. 47:3b). Não nos incomodam, podemos andar livremente. Fazemos o que queremos e achamos que nossas atitudes não têm consequências. Um homem de Deus, deve estar em contínuo crescimento para exercer bem seu papel.

Dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles. Entre o povo, oprimem uns aos outros, cada um, ao seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil, contra o nobre.

Isaías 3:4-5

Quando os que governam tem mentalidade de criança, o povo, a família e igreja sofrem. É preciso amadurecer, entrar em águas mais profundas.

O terceiro nível, Teknon ainda se refere a crianças, porém mais velhas

As águas já está nos joelhos, o nível de maturidade é maior (cf. Ez. 47:4a).

Ora, se somos filhos (teknon), somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Romanos 8:17

O Léxico de Strong traz a ideia de um menino que busca um relacionamento íntimo e recíproco formado entre os homens pelos laços do amor, amizade, confiança. Neste nível de maturidade é que conhecemos os caminhos e o modo de agir de Deus. São os filhos que começam a observar o Pai.

Entenda que em nenhum momento somos menos amados por Deus. Ele tem cuidado de você não importa o nível que você está. Só que todos precisam buscar a maturidade para ser tornar um homem de Deus.

O quarto nível é de sermos guiados pelo Espírito Santo.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos (huios) de Deus.

Romanos 8:14

O sentido da palavra huios é aluno, ou filho, que é guiado, que segue o exemplo. Neste nível das águas do rio estão nos lombos (cf. Ez. 47:4b). Os lombos remetem a força. Força para aceitar e amar a disciplina (cf. Hb 12:6-8).

Jesus começou seu ministério neste nível.

E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho (huios) amado, em quem me comprazo”; 

Mateus 3:17

Este é o padrão de maturidade que temos. É o padrão que a humanidade aguarda dos homens batistas.

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos (huios) de Deus

Romanos 8:19

Neste nível andamos pela fé.

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos (huios) de Abraão”;

Gálatas 3:7

Sabemos que são amados por Deus.

E, porque vós sois filhos (huios), enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”;

Gálatas 4:6

E buscamos andar em santidade, purificação em amor (cf. 2Co 6:18; 7:1). Em todos este textos utilizam a palavra grega é huios.

Concluímos que o homem batista, um homem de Deus, deve buscar a maturidade até o ponto de chegar às águas profundas, (cf. Ez. 47:5). Aqui não se pode andar, apenas nadar. O Senhor deseja que cheguemos a este nível.

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. 

Efésios 4:13

Que os homens batistas busquem a maturidade, porque assim eles governarão bem suas vidas, seus lares, administrarão a obra do Senhor (igreja) e se tornarão referencia social.


Bibliografia: 

SUBIRÁ, Luciano. Maturidade, o acesso à herança plena. Rio de Janeiro, Editora Central Gospel, 2018. 
NOTA: todas as citações do Léxico de Strong foram extraídas da versão on-line do app da Olive Tree, o Bible Study, da versão portuguesa Almeida com Números de Strong.