O Pastor e Suas Ovelhas

O Pastor e Suas Ovelhas

Pr. Robson Castro
Pr. Robson Castro
Igreja Batista IBNE

Em João 10, Jesus apresenta uma analogia da prática pastoral onde Ele é o bom pastor e nós somos as ovelhas; mas também apresenta a figura do mercenário (visa somente o dinheiro) e o ladrão (rouba as ovelhas).

É a prática do pastoreio bíblico, comprometido com Jesus, nosso modelo pastoral, que possibilita segurança e vida apara as ovelhas. Podemos então, aprender com Jesus, algumas lições para um pastoreio vivencial e não apenas teórico (teológico).

1 – A MESMA VOZ QUE AFUGENTA OS LOBOS E A VOZ QUE ACALENTA AS OVELHAS

“Minhas ovelhas ouvem a minha voz…”

Jo 10:27a

Pastores precisam ter voz e voz capaz de gerar autoridade. Lobos não tem medo do tamanho do rebanho ou do tamanho das ovelhas, porque eles atacarão a mais fraca e mais vulnerável; mas eles temem a voz do pastor, que os fazem fugir.

O pastor é a proteção rebanho e por isso, Jesus se apresenta como nosso refúgio diante dos perigos de ataques. Um rebanho que não recebe voz de autoridade está vulnerável aos ataques dos lobos.

2 – OVELHAS CONVIVEM NO APRISCO, ONDE SÃO PASTOREADAS E AMADAS

“…eu as conheço…”

Jo 10:27b

O pastoreio é a prática de relacionamentos; ovelhas que não desfrutam de relacionamento com o pastor e com outras ovelhas se tornam doentes.

Jesus diz que conhece suas ovelhas, isso significa dizer que ele sabe das necessidades, limitações, medos, angústias, etc. O relacionamento é o ambiente há cura das feridas, como na parábola, onde o pastor busca a ovelha desgarrada e trazendo-a em seus ombros, aplica o remédio porque está próximo. Pastores precisam conhecer suas ovelhas.

3 – PASTORES DÃO DIREÇÃO E SÃO SEGUIDOS PARA O LUGAR DE REFRIGÉRIO

“…elas me seguem.”

Jo 10:27c

As ovelhas seguem pastores pela sua voz e porque são amadas; a ovelha é dependente e sem direção ela se perde mesmo nos lugares mais improváveis; pastores precisam dar direção e conduzir suas ovelhas a pastos verdejantes e às águas tranquilas. O papel do pastor nessa dinâmica é conduzir ovelhas do Supremo Pastor, Jesus aos lugares onde Ele deseja que suas ovelhas estejam e não apenas ao lugar preferido do líder. É preciso saber o caminho para dar direção e conduzir em segurança para o lugar de refrigério.

Para um pastoreio bíblico e vivencial, tendo Jesus como modelo e mestre, você precisa:

  • TER VOZ E AUTORIDADE!
  • CONHECER E AMAR SUAS OVELHAS!
  • DAR DIREÇÃO CLARA!

Deus te abençoe!

Robson Scheidegger de Castro
Pastor – IBNE
Docente SEBAC