Você está visualizando atualmente O Reino de Deus é um reino de Comunicação

O Reino de Deus é um reino de Comunicação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos
Pâmela Fernandes

Ao estudar a teoria da comunicação, uma das primeiras coisas que aprende-se são seus elementos:

  • Mensagem,
  • Emissor,
  • Receptor,
  • Canal e
  • Referente (a situação).

Aprende-se também que a comunicação só acontece quando a mensagem que foi emitida é compreendida pelo receptor. Para que isso aconteça, todos os elementos precisam estar muito bem sintonizados.  Se isso não acontecer, o processo precisa ser revisto, encontrar onde houve ruído na comunicação para saná-lo e, novamente, tentar comunicar.

Se você for à origem da palavra comunicação, ela vem do latim Communicattio,  que de maneira bem simples quer dizer: ato de repartir, dividir, distribuir.  Partindo disto, tenho a plena convicção que o nosso Deus é um Deus é comunicativo. Ele tenta de todas as formas possíveis se comunicar conosco.

Davi afirma, no Salmo 19, que Deus se comunica através da natureza, através do tempo, por linguagens, fala e por palavras. Ele se comunica todos os dias, de formas diferentes e criativas. 

Este Deus que se comunica conosco de todas as formas possíveis, nos convida também a sermos comunicadores com ele. Um dos grandes desafios que nos deixou,  foi a grande comissão: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Ide, comunique a todos, conte a eles a boa nova. Pregar, anunciar, falar, discipular: tudo isso é comunicação.

Esse desafio nos foi dado como pessoas e como igreja, corpo de Cristo. A Convenção Batista Brasileira aceitou este desafio e tem buscado atender, utilizando de todos os meios possíveis para se comunicar não apenas com os batistas, mas também a todos ser as boas nova do evangelho de Cristo. 

Há 110 anos, o missionário W. E. Entzminger, “com o propósito de servir, instruir e divulgar as ações dos batistas brasileiros, além de defender a causa da denominação”, criou o Jornal Batista. Em 1909, o jornal tornou-se um órgão oficial da Convenção Batista Brasileira e é vinculado até hoje.

As cartas dos missionários aos seus mantenedores é um meio de comunicação tão simples, que  aproxima os mantenedores dos missionários. Uma troca de experiências, move o coração dos batistas a   permanecerem orando pelos campos missionários em todo mundo.

A produção de material de ensino nas escolas bíblicas dominicais, embaixadores, mensageiras, para homens e mulheres, também é uma forma de comunicar. 

Nos últimos anos, a comunicação da CBB também se tornou a digital. Cerca de 125 mil pessoas acompanham a CBB pelo facebook, mais de 30 mil pelo instagram, 5 mil inscritos no canal do youtube e quase 2500 estão no twitter.

Quando o assunto é juventude, a Juventude Batista Brasileira tem utilizado  a forma efetiva as redes sociais para se comunicar  e gerando oportunidade de estar mais próxima da juventude durante a pandemia. Eventos ao vivo, bate papos, ministrações, devocionais transmitidos pelas redes além de trazer reflexões relevantes aos jovens, também aproxima a Juventude Batista Brasileira em todo Brasil em salas virtuais.

Neste 4° domingo de maio, quando comemoramos o Dia da Comunicação Batista, lembra-se que o Reino de Deus é um reino de comunicação. Deus é o grande emissor. Seu amor, graça e obra redentora são sua mensagem. Nós, fomos seu receptor e, agora, também somos emissores dessa mensagem.  Um mundo perdido, sem salvação e clamando por salvação é a situação. Agora, quais são nossos canais? Qual você vai utilizar nestes tempos? 

Todos os canais são possíveis podem ser utilizados para anunciar as boas novas. Um bate papo com seu vizinho ou colega de trabalho, uma oração, uma ação social, um gesto de caridade ou através das suas redes sociais. O importante é que nunca deixemos de comunicar o amor, graça e misericórdia já foram comunicados a nós através de Cristo na cruz.

Por Pâmela Fernandes Ferreira