Você está visualizando atualmente A importância da Teologia na Vida Cristã

A importância da Teologia na Vida Cristã

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias
Pr. Calebi Almeida

A definição mais simples e objetiva de teologia é dizer que teologia é o estudo/ciência sobre Deus. A teologia historicamente surge por volta do ano 325 dc com o objetivo de aplicar métodos científicos na interpretação bíblica. Na verdade, a quarta geração de pais da igreja surgem nessa época e são chamados de teólogos caraterizados pela aplicação da teologia em áreas filosóficas e científicas. Desse período podemos destacar Atanásio (295 – 373 DC) como um dos mais zelosos defensores da fé e combate ao arianismo que era uma das principais heresias do seu tempo. 

Todas as gerações de pais da igreja (pais apostólicos, apologistas, polemistas e teólogos) combateram heresias e ameaças internas e/ou externas a doutrina bíblica na igreja, mas o que tornou a teologia necessária foram suas respostas a oponentes pagãos como Celso, fanáticos como Montano e hereges como os gnósticos. Os teólogos decidiram dar respostas a estes para preservar a integridade do evangelho e pelo bem do evangelismo. A teologia nasceu para responder perguntas de mentes indagadoras tanto de dentro quanto de fora da igreja. Portanto, pode-se afirmar que conforme heresias surgiam a teologia também avançava para combatê-las sempre tendo em mente pelo menos três coisas: A teologia estuda o ser de Deus na medida em que pode ser alcançado; Não esquece que Deus é um profundo mistério, que não pode ser conhecido como os demais objetos de conhecimento e a verdadeira Teologia se esforça sempre por conhecer a Deus e não um ídolo.

Claro que com o passar do tempo a teologia que é uma ferramenta de combate a heresias acabou sendo usada como a própria heresia em si surgindo movimentos como: teologia da prosperidade, teologia da libertação e outras que são em algum grau variações das duas primeiras.

São justamente as heresias do passado e as heresias do presente autonomeadas de teologia que fazem da teologia bíblica e sistemática um conhecimento tão importante na vida cristã do contrário cada pessoa criaria um deus para si cada vez que interpretasse a aplicasse a Bíblia conforme suas conveniências e desejos.

O estudo sistemático da Bíblia nos permite um padrão e um norte associado a tradição da igreja, dos apóstolos e dos pais da igreja para guiar nossas experiencias pessoas à luz da Palavra de Deus. Um membro de igreja e especialmente um líder que não conhece teologia não consegue explicar o básico do tripé da criação, queda e redenção humana além de ser incapaz de viver experiencias profundas de fé com Deus que se revela através das Escrituras além das experiencias pessoais e se relaciona com os homens em amor aplicando Sua justiça, perdão e juízo sobre o pecado.

Para concluir quero deixar quatro textos bíblicos para meditação:

  • Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. (2 Pedro 3:17-18)
  • Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito (João 5:39)
  • Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. (Atos dos Apóstolos 17:11)
  • Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)

Sobre o autor:
Pastor Calebi Almeida
Pastor da Igreja Batista Nova Aliança em Jaru/RO