Você está visualizando atualmente ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL E  SUA RELEVÂNCIA NA VIDA DA IGREJA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL E SUA RELEVÂNCIA NA VIDA DA IGREJA

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias
Pra. Eneide Indalecio
Docente SEBAC

A Igreja é a aliança de Deus com o mundo, a luz que prevalece nas trevas, a comunidade que dá significação à história. Dentro da Igreja existem os diversos ministérios que dão sustentação ao seu trabalho de fortalecimento, além de ajuda aos seus membros emocional e espiritualmente. No entanto, diante de tantas novidades inseridas no meio evangélico, muitas vezes pelo fato da Igreja crescer tão rápido, a integração e a comunhão entre seus membros aos poucos pode se deteriorar diante de informações onde valores e princípios tornam-se relativizados, distanciando-se do sonho de Deus para Sua Igreja – a unidade apesar da diversidade.

Na relação entre Deus e o homem, sempre houve da parte de Deus o desejo de instruir ao homem para que este pudesse alcançar o objetivo proposto por Ele. No Éden, Deus lhe deu as primeiras instruções para que vivesse uma vida de paz e harmonia com Seu Criador. Em todo o Antigo Testamento, o Senhor continuou instruindo o homem, através da Lei, das cerimônias, dos profetas e hoje nos fala através de seu Filho, quando em sua Palavra comissiona a Igreja como  agência para ensinar a guardar as suas ordenanças.  Jesus foi mestre por excelência: ensinou pelas aldeias, casas, caminhos, etc. e, após sua ressurreição, no caminho de Emaús ainda ensinou a dois discípulos. Logo, a necessidade do ensino é fundamental, e deve ser uma constante na vida do crente, para que este, não só cresça na graça, mas também no conhecimento de Deus. Nesse contexto enfatizamos a Escola Bíblica Dominical.

 A Escola Bíblica Dominical é uma das organizações mais tradicionais de ensino nas igrejas evangélicas. Criada em 1770 pelo inglês Robert Raikers, com a finalidade de ensinar rudimentos de linguagem, aritmética e instrução moral e cívica às crianças que viviam nas ruas de Londres no século XVIII, para livrá-las de possível ociosidade e delinqüência, ao mesmo tempo em que lhes dava orientação espiritual. Entre nós brasileiros ela teve seu início em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis/RJ com o missionário Roberto Kalley e sua esposa Sara P. Kalley da Igreja Congregacional. Desde então ela vem se ajustando às evoluções do tempo e, sem dúvida tem contribuído com eficiência para a edificação de milhares de crentes independente das diversas modalidades de ensino surgidas com a tecnologia dos tempos modernos.

Embora seu propósito inicial pareça estar mais distante, ter-se perdido, trazendo como conseqüência o comodismo e a indiferença para muitos cristãos, a EBD, através dos séculos tem-se mostrado uma organização de grande relevância tanto para o ensino cristão quanto para a edificação de milhares de crentes em todo o mundo.

A Escola Bíblica Dominical tem por natureza própria a conjugação dos dois lados do “ide de Jesus”, pois ela foi criada com a finalidade de evangelizar enquanto ensina a Palavra de Deus. Nela, o crente torna-se discípulo, para “fazer discípulo”, para o Reino de Deus

Através da maravilhosa ferramenta –  Escola Bíblica Dominical, a Igreja pode entender que tem em suas mãos a solução para a regeneração espiritual do ser humano dentro dos padrões bíblicos, principalmente num  momento tão difícil, tão cheio de problemas físicos, emocionais, espirituais e morais, problemas de desagregação da família, de delinqüência juvenil e outros que tanto preocupa a todos. A igreja precisa explorar ao máximo este grande potencial de que dispõe – a EBD, tornando-a cada vez dinâmica, moderna, com métodos eficientes de ensino, para alcançar cada vez mais tanto a grandes como pequenos, independente de classe social, raça ou língua.

Através de um programa de qualidade é possível a igreja revitalizar a sua  Escola Bíblica Dominical, tornando-a um ambiente ideal para a formação e equipamento do cristão nas suas relações com a própria Igreja e com o mundo à sua volta.

Nesse sentido, um bom programa para dinamizar a EBD engloba quatro dimensões fundamentais:

  • Planejar para mudar,
  • Organizar para agir,
  • Agir para transformar e
  • Avaliar para melhorar.

Uma nova EBD agregada à EBD de sempre, está aí esperando contar com crentes dispostos, prontos para fazer acontecer e colher os frutos do trabalho, feito com amor ao Senhor.

Valorizemos nossa Escola Bíblica Dominical!

Bibliografia Consultada

  • DORNAS, Lécio. A Nova EBD… a EBD de sempre. Rio de Janeiro: JUERP, 2001.
  • SILVA, Antonio Gilberto. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização para professores veteranos da Escola Bíblica Dominical. 17 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.