Você está visualizando atualmente A Esperança Escatológica: Um Olhar para o Futuro

A Esperança Escatológica: Um Olhar para o Futuro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias
Pr. Marco Antônio

Em teologia sistemática, a disciplina escatologia tem como escopo estudar, analisar e interpretar, especificamente, os eventos proféticos que se cumprirão no porvir. Escatologia é, no aspecto cristão, o estudo acerca dos eventos que virão no fim dos tempos.

Assim, sendo uma disciplina teológica que aborda acontecimentos que hão de vir, sobre profecias que vão se cumprir em um tempo determinado por Deus, um olhar para o futuro, ou ter um olhar para o futuro, creio, é um tema imprescindível para o cristão compreender, pois o futuro, ou como serão as coisas no futuro, é um dos assuntos centrais na vida cristã.

Deus, em sua grandiosidade imarcescível, criou o homem dentro do espaço e tempo, debaixo do cronos, que é um tempo visto em sequência, de forma sucessiva e linear; refere-se ao tempo do espaço físico, o tempo, por isso lemos: …E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Ter um olhar para o futuro, se preocupar com o futuro, ou entender que o momento não é a ocupação principal, mas um meio para algo mais importante, é uma tarefa dada aos homens desde o início dos tempos, e antes da queda.

Em Genesis 1: 26 a 28, temos o relato da criação do homem e da mulher, e uma tarefa dada a eles para cumprirem(futuro), que era de dominar, desenvolver, reinar e prevalecer sobre aquele ambiente in natura da qual estavam inseridos, ou seja, da parte de Deus, Adão tinha um olhar para o futuro, quanto ao que podia e deveria fazer em relação a criação sob sua administração. 

Quando da criação, em relação ao homem, não existia questões escatológicas, teologicamente falando, Deus não cria para desfazer, sendo Todo-Poderoso e onisciente, não faz para depois desfazer, ou reiniciar, porque algo deu errado no caminho e Ele não viu, não, Deus não erra, é perfeito em Seus Caminhos, logo, assuntos escatológicos não estavam na ordem do dia quando criou o homem.

Mas o pecado, a queda, a desobediência de Adão, relatada em Gênesis capítulo 3, comprometeu e desfez o futuro de alegria, de relacionamento amável com o Criador, consigo mesmo, com Eva e com a criação.

O pecado gerou a morte, trouxe desgraça para o presente daquele homem, trouxe maldição para o instante, e por causa daquela escolha, cada momento do ser a partir de então está marcado pelo mal, cujo resultado no futuro é a morte física e a separação eterna do criador.  

Um novo olhar para o futuro então foi estabelecido por Deus, um profundo e inimaginável amor foi oferecido ao homem, para consertar e corrigir o estado presente, para experimentarmos de novo, em um dia, aquele ambiente familiar edílico perdido no Edem.

Portanto, por causa do pecado, um olhar para o futuro escatológico passou a existir, e por isso, temos a primeira expressão ou menção escatológica, ao meu ver, em Gênesis 3:15, quando no futuro a Semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, expressão que para mim representa a plena e total vitória sobre todos e tudo que se opõe a Deus.

O salário do pecado é a morte, porém, o nosso Deus é vida.’ A Teologia, que é a doutrina de Deus, tem na Escatologia o estudo do fim, seja da pessoa em si mesma, seja de toda a humanidade.’ A escatologia é um ramo da teologia que estuda o porvir do ser humano, seja individualmente considerado (operando-se com a morte) ou mesmo coletivamente (operando-se com o fim do mundo).

Logo, por causa do pecado, o futuro do homem se tornou sombrio, e Deus, por meio das profecias escatológicas, propõem redimir e resgatar esse homem, e por fim restaurar todas as coisas, e assim, estudar as profecias é extremamente necessário para entender o futuro que nos aguarda.

O conceito predominante da pregação de Jesus é o do reinado de Deus … Jesus anuncia sua irrupção imediatamente iminente, que se manifesta já agora. O reinado de Deus é um conceito escatológico. Ênfase nossa.

Deus é o Soberano, e esta soberania será plena e absoluta quando o Seu Reino for estabelecido na terra, e isso acontecerá em meio a mais terrível, dolorosa e destruidora experiência que o ser humano experimentará.

Como também será da mais importante, impactante, imponente e fantástica vitória que o mundo já viu, e só aqueles que creem no Senhor Jesus é que a verão.

Por isso, desde o chamado de Abrão, Deus vem redesenhando a fatídica história do ser humano debaixo do pecado, expondo, o próprio Deus, o Seu intento de dirigir a humanidade para Si, alertando-nos através dos profetas e apóstolos, de que um dia irá derramar Sua ira final sobre o pecador, sobre sua desobediência, bem como promete paz e alegria eterna para aqueles que se arrependerem e se submeterem aos Seus mandamentos por intermédio de Jesus Cristo.

Assim, a escatologia condensa e reúne os textos e passagens bíblicas proféticas, estruturada nas profecias sobre os últimos dias, permitindo ao cristão ter uma compreensão da maneira como Deus irá trazer e estabelecer o Seu Reino.

O tema escatológico é tão sério na doutrina cristã e nas escrituras, que Jesus no capítulo 24 de Mateus revela acontecimentos, estado moral, cita profecias veterotestamentárias e alerta seus discípulos quanto ao que devem fazer e esperar daqueles dias.

Os apóstolos Paulo e João vão trazer revelações bombásticas sobre os últimos dias, que parecem ser inacreditáveis, de tão destrutivos e assustadores que são. Destacamos algumas passagens:

¹⁵ E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.

Apocalipse 9:15 Ênfase nossa

¹¹ E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

Apocalipse 8:11 Ênfase nossa

⁸ Olhei e vi um cavalo amarelo. O seu cavaleiro se chamava Morte, e o mundo dos mortos o seguia. Estes receberam poder sobre a quarta parte da terra, para matar por meio de guerras, fome, doenças e animais selvagens. .

Apocalipse 6:8. Ênfase nossa

Não há como negar a severidade das profecias e como assombram. Alguns cristãos, e até líderes, não querem tratar dos assuntos escatológicos por acharem que a sua menção gera pânico e medo.

Porém, a escatologia não se propõe a promover amargura, pavor e tragédia, ou se ocupar apenas das grandes mortandades e cataclismos inomináveis que sucederão no fim dos dias.

Sim, que será uma época de grande aflição isso será, mas, todos devemos entender que se trata de justiça sendo aplicada sobre uma humanidade que não quer ser governada por Deus, como está escrito em Apocalipse 11:18, que diz:

As nações se enfureceram, mas agora chegou o tempo de tua ira.   É tempo de julgar os mortos e de recompensar teus servos, os profetas, assim como teu povo santo   e todos que temem o teu nome, desde os pequenos até os grandes.   É tempo de destruir todos que causaram destruição na terra“. Ênfase nossa.

Apocalipse 11:18

O pecado é destrutivo, o Amor de Deus é construtivo, o pecado destrói o futuro, A graça de Nosso Senhor Jesus restaura e devolve o futuro. No versículo citado, temos o registro de que haverá recompensa aos servos do Senhor.

Escatologia não é estudar sobre o que apavora, e sim sobre Quem nos redime e dá esperança.

Jesus quando prega o arrependimento, e anuncia o Reino de Deus, oferece para cada um de nós uma esperança em meio ao caos gerado pelo pecado e pelo Diabo e seus anjos.

A escatologia lança terrível luz sobre o que há de acontecer com aqueles que rejeitarem a obra salvífica, sim, e será dolorosa, mas também anuncia novos céus e nova terra onde habita a justiça(II Pedro 3:13).

Apóstolo João anuncia um milênio de paz indescritível, um período do qual o ser humano atingirá o seu propósito dado no éden, alcançando níveis inimagináveis de vida social e espiritual, sob um governo que a humanidade nunca experimentou em toda a sua história.

Sim, estudar escatologia é estudar sobre esperança, sobre alegria, sobre felicidade, sobre superação, sobre a vitória do Amor verdadeiro, sobre a conquista do Pai Amado diante da miséria gerada pelo pecado e a libertação total do ser de sua natureza pecaminosa e o fim de todas ações e influências demoníacas.

Um olhar de esperança para o futuro, é o que o cristão tem que ter a partir dos estudos escatológicos, e não pode e nem deve ter medo, e sim de esperança, cheio de motivação a permanecer fiel ao Senhor Jesus.

O ministério Chamada da Meia-Noite(7), nascido na Suíça, com uma base no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, tem como fundamento a pregação do evangelho incluindo e a partir dos eventos finais, conectando a pregação do evangelho com volta de Jesus.

Falar sobre a volta de Jesus, sobre o cumprimento da profecia, pregando o evangelho da salvação, é o que  faz esse ministério, que anualmente realiza o Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, em Águas de Lindóia/SP, e que está em sua 24ª edição.

O tema deste congresso para este ano de 2023 é: Esperança Profética em Tempos de Crise.

A esperança será o assunto do referido congresso, assim como também é o tema deste artigo.

Isso não é mera coincidência, a alma do cristão, sujeita a Palavra, verá esperança nas profecias e lançará um olhar para o futuro debaixo de alegria e segurança bíblica. O Espírito Santo nos guia nestas linhas.

Tudo que o ser humano pode fazer em face do reino de Deus em irrupção é estar de prontidão ou preparar-se. Agora é o tempo da decisão, e o chamado de Jesus é chamado à decisão. A “rainha do Sul” veio certa vez para ouvir a sabedoria de Salomão; os ninivitas arrependeram-se em resposta à pregação de Jonas – “eis que aqui está quem é maior que Salomão! Eis aqui está quem é maior que Jonas!” (Lc 11.31s. par.). “Bem-aventurado quem não achar em mim motivo de tropeço” (Mt 11.6 par.)(10). ênfase nossa.

Em nossos dias vivemos situações inusitadas, e salvo melhor juízo, creio que já estamos vivendo dias comparados aos dias de Noé e de Ló, como nos alertou Jesus, pois presenciamos uma maldade que grassa, injustiça que prevalece, ódio que cresce, mentiras que se estabelecem, tradições vituperadas, moral esgarçada, fatos históricos revisados e a apostasia.

É simplesmente inacreditável o que vemos e ouvimos nos dias de hoje do meio governamental, midiático, acadêmico e corporativo, e isso em todos os países.

Os sinais dos tempos chegaram, estão aí, e eles são como placas de aviso par a igreja do Senhor Jesus, alertando-nos que o nosso tempo de encontrar com o Pai se aproxima, são dias também esperançosos.

Para nós, a igreja, o cumprimento das profecias sobre os últimos dias não podem gerar dúvidas, medo e receios, pois a esperança na Palavra Profética nos instiga a lançar um olhar de grande felicidade para o futuro, nos lembrando daquele momento ímpar, único, nos convidando para aquele dia que não terá fim.

E assim, com as nossas vestes brancas, dadas a nós pela Justiça de Cristo, tomados de toda esperança, fé e amor, gritemos MARANATA, cantemos MARANATA, preguemos MARANATA, pois o grande momento de reencontro com o Pai se aproxima. Esperança escatológica propõe um olhar para o futuro, é sobre aquele dia em que voltaremos para o ‘jardim’, junto a Ele, para sempre, para sempre, para sempre. AMÉM!!!!!.

Sobre o Autor:

Marco Antonio de Oliveira Lopes, mineiro de Belo Horizonte, casado, quatro filhos e dois netos. Batizado na IB do Barro Preto, em BH, pelo saudoso Pr. Uirassu Tupinambá Mendes Câmara, graduado em Direito pela Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, em 2001, inscrito nos quadros da OAB, na seccional Rondônia, nº 1706, formado em Teologia pelo SEBAC-RO, inscrito na OPBB, seção Rondoniense, sob o nº21758. Exercita o ministério pastoral desde 2008. Atualmente é pastor auxiliar na Segunda Igreja Batista de Ji-Paraná-RO, desde 2015, com ênfase em pregação, ensino, aconselhamento e orientação de líderes e professor da EBD. Estudioso dos processos pedagógicos, estudioso de teologia, de escatologia, filosofia e política. Professor de Cultura Regional e de Sociologia Aplicada no SEBAC-RO