Você está visualizando atualmente Equilíbrio Emocional em Tempos de Crise

Equilíbrio Emocional em Tempos de Crise

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos
Pr. Aldair Moreira Lima

Quando pensamos em equilíbrio emocional, pensamos naquela pessoa que consegue manter a serenidade em todos os momentos, sejam de alegria ou de tristeza; em tempos de tranquilidade e em tempos de Crise.

Quando Deus criou o primeiro casal, os criou com essa condição, mas com a queda do homem e a entrada do pecado em suas vidas, como uma doença foram contaminados, e perderam a sua condição original.

E desde então, aquilo que era parte natural de sua natureza, deixou de ser, e o ser humano passou a ter muita dificuldade de manter esse equilíbrio, e cada vez foi piorando mais.

E começou a surgir os desentendimentos gerando: homicídios, toda sorte de comportamentos agressivos e violentos entre pais e filhos; entre irmãos, entre parentes, entre amigos, vizinhos, enfim onde esta o ser humano, convivendo com o outro, há a possibilidade de perda de equilíbrio emocional e como resultado as crises chegam, e chegando as crises outros desiquilíbrios são agregados aos que já estão acontecendo.

E esse desiquilíbrio emocional em muitos casos não precisa nem de outras pessoas para acontecerem. Tem pessoas que se desiquilibram consigo mesma, e se auto agridem, se mutilam e as vezes tiram suas próprias vidas.

Na Bíblia há muitos registros de conflitos gerados por desiquilíbrios emocionais que levaram pessoas a crises, consigo mesmo, com os outros e com Deus.

No Novo Testamento encontramos Jesus e todos os escritores neotestamentário alertando quando a necessidade de se lutar contra os desiquilíbrios emocionais pois eles causam prejuízos muitas vezes irreparáveis.

O que vem primeiro, o desiquilíbrio emocional ou a crise?

As duas situações estão ligadas uma a outra. Há pessoas que por causa do seu desiquilíbrio emocional causam crises, e há pessoas que diante de uma crise perdem o controle emocional.

Como se dá o desiquilíbrio emocional?

Se dá por:

  • Criação dos filhos usando-se de agressões verbais e física por parte dos pais;
  • Por testemunharem brigas dos pais;
  • Por serem xingados e depreciado dentro de casa e na rua na infância e adolescência, e depois no casamento;
  • Por doenças psicoemocionais de origem genética, como depressão, ansiedade, Bipolaridade, esquizofrenia e outras, herdadas de seus pais e avós.
  • Por doenças psicoemocionais adquiridas ao longo da vida por conta dos traumas, magoas, decepções e frustrações, que chamamos de doenças psicossociais, que mudam radicalmente o comportamento das pessoas.
  • Por distúrbios químicos provocados por:
    • Drogas; 
    • Má alimentação;
    • Remédios;
    • Mau funcionamento no sistema endocrinológico responsável pela produção de hormônios responsáveis pelo equilíbrio emocional;
  • Falta de Deus, e a não obediência aos ensinos de como viver a vida cristã, contidos na palavra de Deus.

O que é a crise?

A crise está sempre relacionada a perdas e mudanças. Ninguém entra em crise porque tem dinheiro para pagar suas contas, e ainda sobrar para viajar; ninguém entra em crise por esta com uma saúde de ferro; ninguém entra em crise se vive em harmonia com os pais e irmãos; ninguém vive em crise quando trabalha num lugar onde é reconhecido e tem um ótimo salario, enfim ninguém entra em crise quando tudo está bem, ninguém vive em crise se todos concordam com ela em tudo, e não existe contraditório contra ela, e nestas condições dificilmente uma pessoa perderá o equilíbrio emocional, ainda que alguns, por questões de enfermidade psicoemocional crônica, poderá apresentar alteração no seu equilíbrio emocional, e produzir crises, sem que aja um motivo para tal.

Portanto a crise vem quando algo de ruim acontece e tira da pessoa algo acima relacionado. E o que pode vir a acontecer dependerá da construção e saúde psicoemocional da pessoa, que poderá levá-la a enfrentar a crise sem perder o equilíbrio emocional.

Como manter o equilíbrio emocional diante das crises? Ou o que fazer para que o desiquilíbrio emocional não aconteça e gere crises?

Eis algumas respostas:

  • Entregar a vida a Jesus; 
  • Viver no caminho do Senhor, sendo obediente e fiel a Deus, e a sua Palavra.
  • Permitir que o Espirito Santo oriente sua vida. O fruto do Espírito é a única ferramenta apresentada nas escrituras capaz de arrumar o desajuste psicoemocional de uma pessoa, e faze-la permanecer com um comportamento saudável e consequentemente equilibrado. O fruto começa com amor e termina com domínio próprio, e esse agir do Espirito Santo, é suficiente e eficaz, quando usado continuamente, para produzir o equilíbrio emocional. Mas é importante entender que, o fruto tem nove gomos, que são nove comportamentos, e que para se chegar ao último que é o domínio próprio, ou temperança, precisa viver todos.
  • Ajuda profissional: Psicoterapeutas, psiquiatras e neurologistas.

Concluímos afirmando que é possível se conseguir o equilíbrio emocional. Alguns de forma plena e outros parcialmente, dependendo de sua saúde emocional e empenho em buscar da tão desejada mudança, através de uma vida com Deus, e total submissão a Ele, e usando da ajuda dos profissionais da área, para viver neste mundo, de tantas crises, sem perder o equilíbrio emocional.

Aldair Moreira de Lima.
Pastor, Psicanalista e Terapeuta Floral.