
Seminarista SEBAC
Dia primeiro de maio é o dia que celebramos o trabalho e o trabalhador. Certamente o trabalho é a base da formação de uma nação e da família, afinal é o trabalho que gera, engrena e sustenta a economia de um país bem como garante alimentação e segurança da família.
O planeta Terra foi criado com o trabalho de Deus e em Gênesis 1:27-30 Deus cria o homem e dá ordens para que ele trabalhe na terra, portanto podemos entender o trabalho como algo divino que devemos mesmo celebrar e ser grato a Deus pela oportunidade de trabalhar ainda mais em tempo de quase 13 milhões de desempregados no Brasil. Claro que entre esses desempregados estão muitas donas de casa e trabalhadores autônomos informais – pessoas que trabalham muito todos os dias muitas vezes sem descanso nem feriado.
Culturalmente temos um entendimento distorcido do trabalho à luz da Bíblia vendo ele como algo penoso, sofrido e até indesejado como um mal necessário realizado apenas para sobreviver. Em Gênesis 3 Deus pune o homem pelo pecado da desobediência e isso obviamente interferiu também no trabalho, ainda assim o trabalho é algo positivo em nossas vidas.
Vemos o ministério pastoral como vocação. Eu acredito que devemos ver todas as profissões como vocação de Deus para servir as pessoas e ao próprio Deus veja Êxodo 31:1-6; 35:30 e 36:1, eu mesmo me sinto vocacionado a ser fisioterapeuta além de pastor e cuidar de gente é algo que me faz bem podendo servir as pessoas. Curioso também citar 2° Tessalonicenses 3.6-12 destacando o verso 10 que diz que aquele que não trabalha que também não coma sendo uma recomendação do apostolo Paulo e de seus companheiros e o próprio Jesus tinha uma profissão como podemos ver em Marcos 6:3, inclusive a palavra grega usada aqui para carpinteiro pode expressar a ideia de construtor dando uma ideia bem mais ampla do que o trabalho com madeira apenas.
Voltando ao texto de Gênesis 1:27-30 é interessante notar também que Deus primeiro dá ao homem o trabalho e depois uma esposa, ou seja, primeiro trabalhamos contribuindo e servindo a sociedade (dando até um sentido para a vida no caso de algumas pessoas) e depois formamos uma família que será sustentada através do trabalho, portanto o trabalho assim como a família é uma bênção de Deus para a humanidade. Recomendo a leitura do livro de Eclesiastes que trás uma visão interessante sobre o trabalho e desfrutar do trabalho além da vida e o relacionamento do homem com Deus.
No mês de maio comemoramos o dia do trabalho ou trabalhador e para nós da denominação batista também comemoramos o mês da família que nesse ano de 2020 tem o tema “Minha família de joelhos buscando a face de Deus” no dia 2 começamos 30 dias de oração pela família, nesse período tão difícil que atravessamos com a pandemia e a quarentena reúna sua família hoje nesse feriado do dia primeiro e ore agradeça pelo seu trabalho e pela família que Deus te deu buscando juntos e de joelhos a face de Deus depois leia o Salmo 128 e veja como trabalho e família são bênçãos de Deus em sua vida.